Depois de quatro anos recebendo valores mais baixos do que em períodos anteriores com anúncios do Governo Federal — ainda que com valores milionários —, a Globo voltou a liderar o ranking de grupo de mídia mais procurado pelo Planalto para ações de publicidade.
Somente no primeiro semestre de 2023, a gestão Lula pagou cerca de R$ 54,4 milhões em propaganda para os veículos de mídia da Globo. O valor é quatro vezes maior do que o pago pela Secom à Record, que recebeu R$ 13 milhões em publicidade no mesmo período.
O SBT, por sua vez, foi o terceiro canal mais procurado pela gestão federal, recebendo R$ 12 milhões em anúncios comerciais.
Os números foram divulgados pela Folha de São Paulo, com base no portal de planejamento de mídia do Governo Federal. Não são levados em conta os pagamentos feitos por bancos públicos e estatais como Petrobras.
Ranking de publicidade do Governo Federal
1 – Globo: R$ 54 milhões
2 – Record: R$ 13 milhões
3 – SBT: R$ 12 milhões
4 – Band: R$ 5 milhões
5 – Meta (Facebook e Instagram): R$ 2 milhões
6 – JCDecaux (mídia externa): R$ 2 milhões
7 – TikTok: R$ 1 milhão
8 – Eletromídia (mídia externa): R$ 1 milhão
9 – Google: R$ 1 milhão
10 – RedeTV: R$ 1 milhão
11 – EBC: R$ 1 milhão
12 – Kwai: R$ 1 milhão
13 – Editora Globo: R$ 1 milhão
14 – Mídia Banco24horas: R$ 1 milhão
15 – Mídia 10 (mídia externa): R$ 1 milhão
Ranking nos últimos quatro anos
Nos últimos quatro anos, os veículos da Record foram os preferidos da gestão presidencial para divulgação em anúncios de publicidade.
Publicamente avesso à Globo, Jair Bolsonaro destinou cerca de R$ 200 milhões em campanhas publicitárias no grupo Record, ligado à Igreja Universal do Reino de Deus.
A Globo apareceu em segundo lugar, com R$ 189 milhões — R$ 11 milhões a menos do que a empresa de Edir Macedo. O SBT ficou em terceiro, somando R$ 169,35 milhões.
Uol – FOTO: Reprodução/Globo/SBT