terça-feira, julho 16, 2024

Governo da Bahia autoriza início das obras do VLT de Salvador e Região Metropolitana; veja detalhes da obra

O Veículo Leve de Transporte (VLT) em Salvador terá o início das obras autorizadas nesta sexta-feira (14), pelo governador Jerônimo Rodrigues (PT), em evento de assinatura de ordem de serviço, às 9h, na Estação da Calçada. No total, o percurso será de 36,4 quilômetros, com 34 paradas e inclui, entre outras intervenções, a revitalização da Estação Ferroviária.

O novo edital da obra do VLT, lançando em dezembro de 2023 pela Companhia de Transportes do estado da Bahia (CTB), por meio da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano (Sedur), abrange três trechos, sendo Ilha de São João a Calçada, Paripe a Águas Claras, e Águas Claras a Piatã.

As obras civis e o sistema de energia para os 36,4km estão orçados em cerca de R$ 3,2 bilhões. A obra inclui a duplicação de 7,5km da rodovia estadual BA-528 (Estrada do DERBA), a Implantação de via Alimentadora Parque de São Bartolomeu, com 7,1 Km, além da recuperação de edifício da Antiga Fábrica São Brás, fechada em 1959, localizada no bairro de Plataforma, no Subúrbio Ferroviário e a iluminação pública para o sistema viário e arredores da implantação do Veículo Leve sobre Trilho – VLT.

Segundo a gestão estadual, “as vencedoras da licitação apresentaram o menor preço, atenderam a todos os requisitos estabelecidos no edital e possuem expertises em obras de grande porte, conforme estabelecido no edital”.

“Os consórcios formados já realizaram a assinatura dos contratos, dentro do prazo legal estabelecido. Próximo passo é a ordem de serviço. Logo após inicia projeto e montagem de canteiro de obras, terraplanagem , além de serviços preliminares”, informa o Governo do Estado.

O VLT vai substituir o antigo Sistema de Trens do Subúrbio de Salvador, que era composto por uma única linha, de 13,5km, que ligava o bairro da Calçada ao bairro de Paripe, no Subúrbio da capital.

BNews

recentes