terça-feira, julho 16, 2024

SEC divulga lista dos selecionados para os programas Deputado Jovem Baiano e Estágio Legislativo

A Secretaria da Educação do Estado (SEC) divulgou, nesta quinta-feira (13), o resultado dos estudantes selecionados para os programas Deputado Jovem Baiano (DJBA) e Estágio Legislativo. Ambas as iniciativas são fruto da parceria entre a SEC e a Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) e oferecem aos jovens a oportunidade de participarem ativamente da elaboração de projetos de lei e vivenciar o cotidiano legislativo baiano.

Para garantir uma vaga em cada um dos programas, os candidatos passaram por duas etapas seletivas. Na primeira, os candidatos elaboraram os projetos de lei e apresentaram no ato de inscrição, contabilizando a participação de estudantes de todos os Núcleos Territoriais de Educação (NTE). A segunda etapa envolveu a seleção dos projetos de lei realizada por uma comissão avaliadora, seguindo critérios estabelecidos pela coordenação. Ao todo, 63 estudantes da Educação Básica foram selecionados para o DJBA e 51 universitários e egressos da rede estadual pública de ensino da Bahia foram selecionados para o Programa Estágio Legislativo.

“O Deputado Jovem Baiano e o Estágio Legislativo são experiências em que a juventude baiana – estudantes dos ensinos Básico e Superior, das redes pública, privada ou egressos – podem conhecer o espaço legislativo. Através dessa simulação, os jovens irão desenvolver a cidadania conhecendo, por exemplo, como se constrói um projeto de lei e como ocorre as votações de projetos. Esse programa mostra que é possível ocupar esse espaço”, explica a coordenadora de Políticas para Juventude em Processos Educacionais da SEC, Larissa Lima, ao reforçar que a experiência de simular fortalece os sonhos dos jovens em ocupar espaços na política.

Com a divulgação dos resultados, a coordenação dos programas entrará em contato com os estudantes selecionados para solicitar a matrícula e os documentos necessários, como foto, dados para passagens e hospedagem, termos de autorização para participação e uso de imagem. Durante a vivência legislativa, os estudantes selecionados serão acompanhados por técnicos do Núcleo Territorial de Educação de sua região, garantindo um suporte contínuo e adequado durante todo o processo.

Fonte: https://estudantes.educacao.ba.gov.br 

recentes