sábado, maio 25, 2024

Inauguração do Hospital Costa das Baleias, em Teixeira de Freitas, marca fortalecimento do atendimento oncológico no extremo sul baiano

Durante a inauguração do Hospital Estadual Costa das Baleias, nesta sexta-feira (10), em Teixeira de Freitas, realizada pelo governador Jerônimo Rodrigues, ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, foi anunciada a implantação da unidade de radioterapia do hospital, com investimento de R$ 13,1 milhões do Governo Federal. O funcionamento do serviço é um importante avanço na saúde pública e cobre um vazio assistencial e fortalece a política de atendimento oncológico na Bahia e no Brasil. Também participaram do evento os ministros da casa Civil, Rui Costa; da Saúde, Nísia Teixeira; e da Educação, Camilo Santana.

A ministra Nísia Teixeira destacou a importância da radioterapia para aquela região. “Eu quero rapidamente falar para vocês que nesse Hospital nós temos já montadas, e em breve vai estar pronta para atender a população, a área de radioterapia, retomando um programa de 2012 que ficou parado nos últimos anos. E assim a população não vai ter que andar durante 5 ou 6 horas o caminho até Itabuna para fazer seu tratamento. São 800 mil pessoas nessa macrorregião do Extremo Sul da Bahia”

Acelerador linear

O acelerador linear possibilita o tratamento de tumores muito pequenos com alta precisão, já que é possível obter imagens em tempo real da área que está sendo irradiada, o que ajuda a preservar órgãos adjacentes. Esta precisão aprimorada permite o tratamento de tumores que atualmente não podem ser removidos cirurgicamente. Em cirurgias complexas, existe o risco de danos a órgãos vitais não relacionados à doença, mas a precisão deste equipamento facilita a preservação desses órgãos durante o procedimento.

Os testes físicos para operação nuclear do acelerador linear estão em andamento, com previsão de que o equipamento esteja operacional em 60 dias, que é o prazo estimado para a autorização de funcionamento da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN). A expectativa é que os primeiros pacientes sejam atendidos já em agosto de 2024.

Hospital completo

Para a secretária estadual da Saúde, Roberta Santana, a retomada da implantação da radioterapia pelo Governo Federal complementa o hospital, que tem outras especialidades. “E a gente tem muito orgulho de estar entregando, colocando à disposição da população um tratamento oncológico qualificado, desde o diagnóstico, passando pela quimioterapia e pela radioterapia, pela cirurgia oncológica, que também é de alta complexidade. São muitas coisas boas, sete salas cirúrgicas, um hospital completo com toda a tecnologia, o maior, mais eficiente e completo hospital do interior do estado aqui no extremo sul da Bahia”.

A secretária também ressaltou a formação dos profissionais em radioterapia. “Sem falar da parceria com a Universidade, a UFSM, no processo de formação da residência desses profissionais. Profissionais, mas sobretudo da permanência deles aqui no nosso município e na nossa região. Então isso reforça a assistência da região da alta e média complexidade aqui”

Recursos para o município

Na pactuação realizada entre o Governo do Estado e a Prefeitura de Teixeira de Freitas, o recurso federal atualmente destinado a oncologia municipal continuará sendo enviado, refletindo a preocupação do governador com o bem-estar das pessoas. “O Estado assumirá os novos pacientes que começarão tratamento no novo hospital, garantindo a continuidade do financiamento federal para a oncologia no município, sem interrupções. Esse acordo foi firmado em respeito aos 21 municípios da região e será cumprido em colaboração com o Governo Federal. Esse processo de transição, especialmente com pacientes oncológicos, exige nosso máximo cuidado e respeito.”, afirmou a secretária da saúde, Roberta Santana.

Secom -Bahia/Foto: Feijão Almeida/GOVBA

recentes