terça-feira, dezembro 5, 2023

Ipirá elege novos conselheiros tutelares

Como em todo Brasil, aconteceu neste domingo (1º/10) em Ipirá, o processo eleitoral para escolha dos novos conselheiros tutelares que terão mandato de quatro anos, o que corresponde ao período de 2024 a 2027.

A votação aconteceu no CETEP, teve início às 07h, encerrando as 17h. A disputa foi bastante acirrada e após a apuração dos votos, os eleitos foram os seguintes:

1º Nete de Nonô com 625 votos;
2º Maurício Diniz com 427 votos;
3º Jonielson Tanan com 425 votos;
4º Pró Lidi com 338 votos;
5º Pró Elle com 298 votos.

Entenda a função dos conselheiros tutelares

O Brasil tem 6.100 conselhos tutelares, criados em 1990 pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). São órgãos permanentes e autônomos que integram a administração pública local e cada município deve ter, ao menos, um. Cada conselho é formado por cinco membros, o cargo de conselheiro é remunerado e valor é definido pelo governo local.

Mas você sabe qual a função desses conselhos? Os conselheiros tutelares representam a população na proteção às pessoas menores de 18 anos, em casos de ação ou omissão do estado, da família ou da sociedade. Eles devem agir a qualquer sinal de violência física, psicológica, sexual ou ainda de abandono, negligência ou situação de risco.

Os conselheiros são eleitos a cada quatro anos pelos cidadãos da região. Entre os requisitos para concorrer estão: ter experiência com crianças e ser maior de 21 anos. Alguns municípios chegam a fazer uma seleção prévia dos candidatos.

Caboronga Notícias com imagem  de divulgação

recentes