sexta-feira, junho 14, 2024

Morre ex-presidente do Chile em acidente áereo

O ex-presidente chileno Sebastián Piñera, de 74 anos, morreu na tarde desta terça-feira, 6/2, após a queda de um helicóptero na cidade de Lago Ranco, na região central do Chile. A informação foi confirmada pelos familiares do político, bem como pelo governo chileno.

“Agradecemos as massivas mostras de carinho e preocupação que recebemos durante estas horas amargas“, disse a nota oficial emitida pelo escritório do ex-presidente, que informa que dados sobre funeral serão posteriormente comunicados.

Segundo o jornal La Tercera, o ex-presidente estava pilotando o helicóptero e voltava de uma visita ao amigo José Cox. A aeronave, com outros três tripulantes –entre eles a irmã do político–, caiu em um lago.

Segundo a ministra do Interior, Carolina Tohá, o corpo de Piñera já foi encontrado pela Marinha. “Havia quatro ocupantes no helicóptero. Três deles conseguiram chegar à costa e estão fora de perigo. Este não foi o caso do quarto, que era o ex-presidente Sebastián Piñera. Há poucos momentos tivemos a confirmação de que a Marinha conseguiu chegar ao local onde ocorreu o acidente e recuperar o corpo do ex-presidente Piñera“, disse ela.

A ministra disse que o presidente atual, Gabriel Boric, instruiu que Piñera receba um funeral de Estado, e que o Chile irá declarar luto nacional. “Queremos enviar um abraço de solidariedade à família do ex-presidente, a todos os que lhe são próximos, mas também a todos os chilenos. Sebastián Piñera foi presidente do Chile em duas ocasiões. Como resultado, receberá todas as honras e reconhecimentos republicanos que merece. O presidente Piñera nos governou e assim o lembraremos“, completou Tohá.

Fonte: Terra/Imagem de Reprodução

recentes