terça-feira, junho 25, 2024

Novo lar: 40 animais silvestres são soltos em reserva na Bahia

Quarenta animais silvestres recuperados pelo Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) de Salvador, que é vinculado ao Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), foram reintegrados à natureza na sexta-feira (17). A soltura ocorreu no Projeto Cachoeira, reserva pertencente à Bracell que fica no município de Entre Rios e é certificada como Área de Soltura de Animais Silvestres (Asas).

Dentre os animais que ganharam um novo lar estão 10 jiboias (Boa constrictor), seis cágados-cabeça-de-cobra (Mesoclemmys tuberculata), cinco jararacas (Bothrops leucurus), três cobras-d’água (Helicops sp.), três cágados-de-barbicha (Phrynops geoffroanus), dois Jacarés-coroa (Paleosuchus palpebrosus), duas corais-verdadeiras (Micrurus ibiboboca), duas iguanas (Iguana iguana), duas suindaras (Tyto furcata), uma mão-pelada (Procyon cancrivorus), uma cuíca (Marmosops matschie), uma caninana (Spilotes pullatus), um jacaré-de-papo-amarelo (Caiman latirostris) e uma cobra-cega (Amphisbaena alba).

40 animais silvestres são soltos em reserva na Bahia
Foto: Acervo/ Bracell

De acordo com o biólogo Igor Macedo, especialista em Meio Ambiente da Bracell, que participou da reintegração dos animais junto com a equipe do Cetas, o Projeto Cachoeira foi escolhido por ter as condições naturais adequadas para acolher as espécies. “A propriedade tem um alto nível de conservação ambiental, além de ser banhada pelo rio Sauípe, o que garante o ambiente perfeito para que eles voltem a viver em um ambiente adequado para seu desenvolvimento”, afirma.

Ele acrescenta ainda que, juntamente com o Projeto Cachoeira, a Bracell tem mais três Asas certificadas para a soltura dos animais silvestres. São elas: o Projeto Sergipe, em Jandaíra, e a Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Lontra, em Entre Rios e Itanagra, ambas na região do Litoral Norte, e a mais recente, na Fazenda Raiz, localizada no bioma Caatinga, no município de Água Fria.

Sobre a Bracell

A Bracell é uma das maiores produtoras de celulose solúvel e celulose especial do mundo, com duas principais operações no Brasil, sendo uma em Camaçari, na Bahia, e outra em Lençóis Paulista, em São Paulo. Além de suas operações no Brasil, a Bracell possui um escritório administrativo em Cingapura e escritórios de vendas na Ásia, Europa e Estados Unidos.

Acorda Cidade

recentes