terça-feira, junho 25, 2024

De soldado à tenente: conheça a trajetória do Oficial com 34 anos na Polícia Militar da Bahia

O ano ainda era 1989 quando Gilmar Solia dos Santos, hoje tenente, entrou na Polícia Militar do estado da Bahia.

Atualmente com 57 anos de idade, casado e pai de duas filhas, o policial carrega uma longa história de serviços dentro da corporação.

A reportagem do Acorda Cidade conversou com o servidor público que relembrou fatos marcantes e deixou um recado para aqueles que desejam também ingressar na área da segurança pública.

Segundo ele, a farda utilizada por muitos homens também foi um dos motivos de inspiração.

Policial Militar
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

“Eu tinha uma vocação, eu via alguns policiais na época passarem fardados lá no meu bairro e eu falava para mim mesmo, um dia eu vou ser policial militar, e graças a Deus, já estou caminhando aí para os meus 34 anos na PM, porque foi no ano de 1989 que entrei na corporação. Eu entrei como soldado, depois de alguns anos fiz o curso para cabo, passei para sargento, subtenente e depois tenente. Hoje é um motivo de orgulho muito grande passar tanto tempo contribuindo para a paz social, de vestir essa farda da Polícia Militar”, declarou.

Atualmente lotado na 64ª Companhia Independente da Polícia Militar (64ª CIPM), o tenente Solia informou que também já trabalhou na capital baiana, Salvador.

“Hoje eu estou aqui na 64ª CIPM, já vou completar 9 anos, eu já era daqui, na época era cabo, fui para sargento, tenente e depois passei um bom tempo na academia da Polícia Militar. Depois desse período, eu fui designado para a 48ª CIPM lá em Sussuarana, na capital baiana e depois fui repatriado no ano passado. Posso dizer que cada dia se torna um desafio em trabalhar como policial militar. A partir do momento em que se coloca esta farda e vem trabalhar, já é um desafio, assim como eu já tive vários e vários. Agradeço muito a Deus por estar vivo, assim como agradeço à Polícia Militar, esta instituição bicentenária”, disse.

Acorda Cidade – Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

recentes