quinta-feira, maio 30, 2024

Odontomóvel atende estudantes e professores, em Pé de Serra

O Programa Saúde Mais Perto nas Escolas, por meio do Odontomóvel, continua sua missão de proporcionar atendimento odontológico gratuito e de qualidade aos estudantes e professores da rede estadual de ensino. A partir desta segunda-feira (25), o serviço está disponível nos municípios de Ipupiara, Pé de Serra, Rio do Antônio e Mucuri e, na quinta-feira (28), chegará a Itaguaçu da Bahia. O atendimento, iniciado no último dia 14, também acontece até o próximo dia 30, em Araci. O programa, fruto da parceria entre as secretarias da Educação (SEC) e da Saúde (Sesab), já passou por mais de 115 municípios e a estimativa é atender cerca de 196 mil estudantes até o final do ano.

O Odontomóvel oferece, de forma totalmente gratuita, serviços que incluem avaliação bucal, limpeza, restauração, tratamento de canal, cirurgias odontológicas e exames radiológicos. Todos os serviços são realizados em carretas equipadas como consultórios, com capacidade para abrigar, simultaneamente, até dez dentistas de diversas especialidades, além dos demais profissionais que completam a equipe de atendimento.

Em Pé de Serra, a aluna do 2º ano do Colégio Estadual Pedro Falconeri Rios, Elen Adna Silva Rios, 17, contou como foi sua experiência ao ser atendida pelos profissionais do Odontomóvel. “Eu gostei bastante do serviço. Eles fizeram a restauração de dois dentes e uma limpeza. Os dentistas estavam de muito bom humor e até colocaram uma música para nos ajudar a relaxar, enquanto éramos atendidos. Essa iniciativa do governo é muito boa e importante para os alunos, pois está trazendo serviço de qualidade ao mesmo tempo que nos conscientiza sobre os cuidados com a nossa saúde”, disse.

Para ter acesso ao serviço, os interessados deverão apresentar a carteira do SUS atualizada, juntamente com os documentos de identificação, além do termo de autorização devidamente assinado pelos pais ou responsáveis, no caso de menores de idade. Os atendimentos acontecem das 8h às 17h e contam com atividades educativas e orientações sobre os cuidados com a saúde bucal.

Confira a programação prevista para os próximos dias:

– Araci – Colégio Estadual Imaculada Conceição: de 14 a 30 de setembro.
– Ipupiara – Colégio Democrático Estadual Castro Alves: de 25 a 27 de setembro.
– Pé de Serra – Colégio Estadual Pedro Falconeri Rios – Tempo Integral: de 25 a 30 de setembro.
– Rio do Antônio – Colégio Estadual Professora Lia Públio de Castro – Distrito Ibitiara – Tempo Integral: de 25 a 30 de setembro.
– Mucuri – Colégio Estadual Jaci Ferreira dos Santos – Tempo Integral: de 25 de setembro a 7 de outubro.
– Itaguaçu da Bahia – Colégio Estadual do Campo Francisco Castro Laranjeira: de 28 a 30 de setembro.

Assessoria de Comunicação
Secretaria da Educação do Estado da Bahia – Foto: Divulgação

recentes