sexta-feira, maio 24, 2024

PF e MP baiano fazem operação contra tráfico de drogas na Bahia, DF e mais 3 estados

A Polícia Federal, com o apoio do GAECO (do Ministério Público dp Estado da Bahia), deflagrou, nesta quarta-feira 21/02, a Operação Kariri, que investiga organização criminosa envolvida em tráfico de entorpecentes e lavagem de dinheiro.

A operação identificou uma família que se reestruturou no estado da Bahia, mais precisamente na cidade de Feira de Santana/BA, após saída de Pernambuco, onde começou a empreitada no plantio de cultivo ilícito de cannabis sativa. As investigações tiveram início em 2019, sendo realizados um total de três flagrantes, nos quais foram apreendidos mais de uma tonelada da droga, além de roças de maconha erradicadas, sendo, assim, possível identificar o responsável pela organização e toda a cadeia de lavagem de capitais.

Todo lucro aferido pela organização criminosa era revertido em compra de bens imóveis de alto poder aquisitivo, beneficiando toda a família e seus parentes próximos que forneciam contas bancárias para tentar ocultar o rastreio do dinheiro pela Polícia Federal. Além disso, foram identificadas cinco fazendas pertencentes ao principal alvo da investigação que constam em nome de terceiros.

No total, foram expedidos sete mandados de prisão e 20 mandados de busca e apreensão, além do bloqueio de contas bancárias e imóveis, que podem totalizar, aproximadamente, R$ 50 milhões, dentre eles, seis imóveis de alto padrão e cinco fazendas, localizados na Bahia e em Pernambuco.

Aproximadamente, 100 Policiais cumpriram as ordens judiciais nas cidades de Salvador, Feira de Santana, América Dourada, Morpará, Ibititá, Muquém do São Francisco, na Bahia, Brasília/DF, Ibimirim/PE e São Paulo/SP. Os envolvidos responderão pelos crimes de tráfico de entorpecentes, organização criminosa e Lavagem de Dinheiro.

Fonte: Sucom PF/BA – Foto: Sucom PF/BA

recentes