segunda-feira, julho 22, 2024

Presidente da OAB-BA compõe lista tríplice com três mulheres para vaga do TSE

A presidente da Ordem dos Advogados do Brasil Seção Bahia (OAB-BA), Daniela Lima de Andrade Borges, compõe a lista tríplice para a escolha de ministra substituta do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na classe de juristas. A lista foi formada pelo Supremo Tribunal Federal nesta quarta-feira (6).

A baiana foi a segunda mais votada com 10 votos. A primeira foi Marilda de Paula Silveira, com 11 votos. Vera Lúcia Santana Araújo somou a mesma quantidade de votos que Daniela.

A lista será encaminhada ao presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), a quem cabe fazer a indicação. Ao proclamar o resultado, a presidente do STF, ministra Rosa Weber, disse estar muito satisfeita com o fato de a lista ser composta integralmente por mulheres.

As três já fizeram parte de listas anteriores enviadas ao Supremo pelo TSE para o preenchimento de vagas. A escolhida por Lula irá preencher o posto da ministra Maria Cláudia Bucchianeri, que tomou posse em agosto de 2021.

O TSE tem sete integrantes. Três vagas são destinadas a membros do STF, duas ao Superior Tribunal de Justiça e duas devem ser preenchidas por representantes da advocacia indicados pelo chefe do Poder Executivo. Nesse último caso, o nome é escolhido a partir de uma lista tríplice elaborada pelo Supremo.

BNews | Foto: Arquivo Pessoal

recentes