quinta-feira, abril 25, 2024

Putin acusa Ocidente de iniciar conflito na Ucrânia: “São responsáveis”

Notícias ao Minuto – O presidente da Rússia, Vladimir Putin, acusou os países Ocidentais de iniciarem e instigarem o conflito na Ucrânia.

“Um golpe armado – foi aí que tudo começou. Fomos forçados a proteger a população da Crimeia e, de uma forma ou de outra, acabamos a apoiar o Donbass”, começou por dizer o chefe de Estado russo, em resposta a perguntas do jornalista Pavel Zarubin, segundo cita a agência TASS.

“Eles [países Ocidentais] fingem que não tiveram nada a ver com isso. Eles são os responsáveis deste conflito e os instigadores. E hoje estão a entregar mais milhões de munições, equipamentos e por aí fora”, acusou.

De acordo com a agência estatal, para o líder russo, o Ocidente cruza todas as linhas vermelhas, incluindo as mais profundas com o envio de armas para a Ucrânia. “Sim, é isso que eles estão a fazer. Fizeram desde o início em 2014. Quando facilitaram um golpe”, acusou Putin.

Recorde-se que a a invasão russa à Ucrânia, que teve início em fevereiro de 2022, já causou a fuga de mais de 14,6 milhões de pessoas.

Putin justifica a ofensiva com a necessidade de “desnazificar” e desmilitarizar a Ucrânia para segurança da Rússia.

recentes