sexta-feira, fevereiro 23, 2024

Tribunal de Paris confirma sentença: Sarkozy condenado a 3 anos de prisão

O Tribunal da Relação de Paris confirmou, nesta quarta-feira, a sentença proferida em 2021 – em primeira instância -, que condena Nicolas Sarkozy a uma pena de três anos de prisão por crimes de corrupção e tráfico de influências, conforme relata a Euronews.

Dentre os três anos de condenação, um será de prisão efetiva, que poderá ser cumprida em prisão domiciliar, e os outros dois serão de pena suspensa. Além disso, Sarkozy, de 68 anos, também fica proibido de se candidatar a qualquer cargo político pelo mesmo período de tempo.

O ex-presidente francês foi acusado de subornar um juiz em 2014, em troca de informações em um processo no qual estava sendo investigado.

Segundo a Euronews, Sarkozy ainda pode recorrer dessa decisão, buscando que o caso (e a sentença) seja avaliado por um tribunal superior, com o objetivo de eventualmente anular a decisão de 2021 que foi confirmada hoje.

Sarkozy, de 66 anos, foi presidente da França de 2007 a 2012, e é o segundo chefe de Estado, após Jacques Chirac em 2011, a ser condenado no país, mas o primeiro por corrupção ativa.

Notícias ao Minuto

recentes