A partir desta sexta-feira, 15/3, a entrega da declaração do Imposto de Renda 2024 está liberada para todos os contribuintes. Aqueles que devem informar seus rendimentos à Receita Federal já podem acessar às plataformas disponíveis.
Desde a terça-feira, 11, a Receita Federal liberou o download os documentos para preencher a declaração do IR, previsto inicialmente para hoje, dia 15 de março.
Formas de declarar o IR 2024
Na hora de cumprir o dever de contribuinte, existem três maneiras possíveis de preencher a declaração do Imposto de Renda. Uma delas é via o programa gerador da declaração, disponível para download. As outras duas são feitas pela plataforma do Meu Imposto de Renda, pelo site ou aplicativo (para iOS ou Android).
Todas as plataformas serão atualizadas com a versão 2024 da declaração do IR 2024, e os contribuintes podem optar pela declaração pré-preenchida, acessível por meio da conta Gov.br.
Pela plataforma gov.br, contribuintes com a certificação de Nível Ouro ou Prata podem inclusive visualizar e preencher o documento com a declaração pré-preenchida.
Quem está isento do Imposto de Renda?
A correção da tabela do Imposto de Renda feita em maio de 2023 isenta aqueles que receberam até dois salários de 2023 (R$ 2.640) de pagar os tributos. Entretanto, ainda é preciso entregar a declaração.
Desde 2015 a tabela do IR não passava por correções. Agora, cerca de 13,7 milhões de pessoas ficaram isentas de pagar IR de 2023. Com isso, a declaração do Imposto de Renda em 2024 é obrigatória a todo cidadão que recebeu em 2023 rendimentos acima R$ 28.735,92.
O prazo para a entrega da declaração do Imposto de Renda já está definido: entre os dias 15 de março e 31 de maio -, a exemplo do que ocorreu em 2023.
Fonte: Terra