quarta-feira, maio 29, 2024

Grêmio tem melhor defesa entre times da Série A no ano ao lado de Fluminense e Athletico; veja lista

O Grêmio retornou para a Série A e manteve a boa fase em 2023. A defesa aparece como pilar da boa campanha da equipe gaúcha até o momento, com apenas 10 gols sofridos em 20 jogos. O Grêmio tem, ao lado de Fluminense e Athletico-PR, a melhor defesa entre os clubes do Brasileirão na temporada.

O Tricolor e o Furacão têm números defensivos parecidos. Ambos têm 20 jogos no ano e o mesmo número de gols sofridos. Média de 0,5 gol por jogo, ou um gol a cada duas partidas. O Flu também foi vazado apenas 10 vezes neste ano, mas em 18 jogos, com média de 0,56.

As três equipes têm as melhores defesas em 2023 entre os clubes do Campeonato Brasileiro. Até o momento, a semelhança entre os times são os títulos estaduais que venceram e o fato de terem estreado no Brasileirão com vitória e sem levar gol.

Aliás, a vitória do Grêmio sobre o Santos, na estreia no Brasileirão, foi o 12º jogo sem ser vazado no ano do time de Renato Potaluppi. Em apenas oito sofreu gols. A defesa tricolor vazou mais de uma vez apenas na vitória por 3 a 2 em cima do Juventude, no Gauchão.

– Treino sempre a parte tática, defensiva, ofensiva, a maneira que eu quero que se comportem. Não só o time que vem jogando. No vídeo, mostro o erro e mostro para os outros jogadores também. Sempre que dá, treinamos parte tática no campo, quando não dá, mostro no vídeo. Quando eles entram, sabem o que precisam fazer – explicou Renato ao ser questionado sobre a eficiência defensiva.

Ranking de melhores defesas da Série A na temporada

> Fluminense, Grêmio e Athletico – 10 gols sofridos
> Cuiabá, Vasco e Internacional – 13 gols sofridos
> Corinthians e Cruzeiro – 14 gols sofridos
> Botafogo e Atlético-MG – 15 gols sofridos
> Palmeiras – 16 gols sofridos
> Bragantino e Coritiba- 17 gols sofridos
> América-MG, Santos e Goiás – 18 gols sofridos
> Fortaleza – 21 gols sofridos
> Flamengo – 22 gols sofridos
> Bahia – 31 gols sofridos

A dupla de zaga titular do Grêmio ao longo da temporada tem sido Bruno Alves e Kannemann, já que Geromel ainda não estreou por conta de uma lesão no menisco do joelho esquerdo. Atualmente, as opções são Bruno Uvini, Natã e Gustavo Martins, que ainda se recupera de lesão no joelho.

Além disso, a equipe gremista passou por algumas mudanças no sistema defensivo desde o início do ano. A principal delas foi a saída do goleiro Brenno para a entrada de Adriel na equipe titular.

Além disso, João Pedro aproveitou a ausencia Fábio, que se recupera de lesão muscular, e ganhou status de titular. Reinaldo sofreu uma lesão no ligamento do joelho esquerdo na final do Gauchão e Diogo Barbosa assumiu a função.

O Athletico-PR se assemelha ao Grêmio também no quesito quando de jogos que não foi vazado. A equipe de Paulo Turra também passou ilesa do ponto de vista defensivo em 12 jogos no ano.

Já o Fluminense, das 18 partidas, em dez o time de Fernando Diniz não sofreu gols. A derrota para o Flamengo por 2 a 0 foi o jogo que o time mais sofreu defensivamente.

No caso do Grêmio, o clube não tem pela frente competições internacionais neste ano. Portanto, tem compromisso apenas com o Brasileiro e Copa do Brasil. Nesta semana, Renato terá a semana cheia para preparar o time que entrará em campo na próxima rodada do Brasileirão.

No próximo sábado, o Tricolor encara o Cruzeiro, em Belo Horizonte, pela segunda rodada do Brasileiro. As equipes se enfrentam no estádio Independência, a partir das 21h.

Do ge

recentes